Revisitando a História

"Aqueles que não conseguem lembrar o passado, estão condenados a repeti-lo" George Santayana

quinta-feira, agosto 17, 2006

Introdução

Ora bem, cá estou eu a abrir um novo blog, desta vez não é nenhuma história imaginária criada pela minha mente fértil, mas sim um projecto há muito ansiado. Sou um apaixonado por História e como tal decidi abrir uma página inteiramente dedicada a ela. Existe muita gente que não se interessa por esta matéria, não a considera fascinante ou até mesmo interessante, o que é uma pena, pois o que somos hoje devemo-lo aos que nos antecederam, devemo-lo àqueles que tomaram decisões difíceis, atitudes questionáveis e enveredaram por sonhos por vezes inalcansáveis. Às vezes ao ler um bom livro de História me pergunto, o que teria acontecido se Napoleão tivesse ganho a batalha de Waterloo, se o grande khan Ogedei não tivesse morrido, se os ingleses tivessem ganho a guerra da independência americana, se César não tivesse atravessado o Rubicão e se a Restauração da Independência de 1640 nunca tivesse acontecido?
A História é muito mais que factos, muito mais que livros enfadonhos, é psicologia pura em que homens ou mulheres normais, como nós, são obrigados a tomar decisões que irão influenciar irremediavelmente as gerações futuras.Espero que gostem, comentem, aprendam e debatam comigo ideias e opiniões :)
O próximo post será: César e o Rubicão

6 Comments:

At 21 agosto, 2006 21:36, Blogger Nin said...

Eu não penso dizer nada, apenas ficar cá no meu cantinho a olhar, como eu gosto ;P
Beijo e sorte nesta tua nova aventura!

 
At 29 agosto, 2006 23:15, Anonymous Anónimo said...

Esta introdução acaba de despertar a minha curiosidade.
T.

 
At 30 agosto, 2006 21:20, Blogger Cavaleiro said...

Podes sp dizer qq coisa, querida nin, sabes que eu prezo mt a tua opinião. ;)
Bj terno

Obrigado pelas tuas palavras, T. :)

 
At 05 setembro, 2006 16:02, Blogger Felina said...

Aqui está um cantinho espectacular... é uma forma de estudar e tomar consciência da história. Do passado atrás do presente... Uma excelente ideia!!! Que assim continue!!!

 
At 26 setembro, 2006 02:39, Anonymous Anónimo said...

A História revela-se mais do que sombra do passado. Uma base que pode ajudar a compreender o que se passa agora, daí não ser algo tão estático assim.
Facilita-se actualmente a interpretação e até informação de factos históricos com o chamado Romance Histórico. Se servir para tal...venha ele!
É de louvar a atenção e carinho por estes alicerces da humanidade...em palavras.
: )

Os contos ali do teu blog ao lado...ando a ler! ; ) Por entre Brumas, Crónicas, Senhores e afins. Excelente.

 
At 10 janeiro, 2007 19:30, Blogger Biblioteca Rodrigues de Freitas said...

Parabêns pelo teu blog.Aguçou me o apetite
Fico à espera de mais
Beijos
Marisa

 

Enviar um comentário

<< Home